Sim,
marketing pessoal é uma questão de atitude! Mas como aparecer sem ser
aparecido? Como mostrar seu valor sem parecer exagerado? Esse dilema
afeta absolutamente todo mundo. O mundo do trabalho, hoje, avalia as
pessoas por percepção. É aquela velha máxima: não basta ser competente.
Você tem que parecer competente. Ou seja, competência é aquilo em que
você é bom, os outros acreditam e contam para mais gente. A dificuldade
de alguns profissionais em mostrar as suas competências é tão grande que
elas passam despercebidas à maioria das pessoas que fazem parte do seu currículo social.
Pensando nessa dificuldade é que quero dar um conselho. Na verdade, quero recomendar quatro atitudes que vão ajudar você a mostrar seu verdadeiro valor:
1º – Não seja superficial.
As
pessoas que respondem às perguntas dos outros superficialmente ou que
tratam os assuntos de maneira supérflua perdem o respeito de seus
colegas e superiores. Não tenha vergonha de perguntar mais sobre a
questão, mas não responda ou fala comentários superficiais. É mortal!
2º - Quando estiver perseguindo um objetivo não se distraia, não perca o foco.
Essa
é uma atitude fundamental para a sua imagem. Mostra aos colegas que
você é tenaz. Quando focado, não procrastine, não mude o ritmo. Ponha
foco, e sua imagem será a de alguém determinado, resiliente e delicado.
Alguém com quem se pode contar.
3º - Nunca demonstre aversão pelo trabalho ou pela obtenção de conhecimento.
Sabe o que é isso? É o chamado comentário infeliz do fulano que diz: “Eu não irei trabalhar no
Sábado, só porque estamos com o projeto atrasado”. O pior é que ele irá
– é só um comentário infeliz para ser gracioso ou mostrar que tem
opinião. Outro comentário infeliz: “Outro curso, não agüento mais!”
quero é aplicar os conceitos, aula é uma chatice. Trabalho e
conhecimento são os valores mais respeitados no mercado, universalmente.
Mostrar aversão a eles e, pior, só para fazer graça é cair em desgraça
perante os que estão lhe observando.
4º - Não seja inconstante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário